A despeito da euforia que toma conta de todos nesta época, o Natal tem um "quê" de tristeza, de solidão, que fica muito forte para algumas pessoas que detestam esta época e não conseguem mudar sua postura, sendo sempre vítimas de uma depressão profunda enquanto outros estão em entusiasmada confraternização.
Estas pessoas evitam se contagiar com o clima de natal, não participando de festas, não enfeitando suas casas, tentando fazer com que o Natal não as atinja. Mas quase sempre perdem a luta e não sentem nenhum prazer com a esperada festa Cristã.
Passam estes dias em tristeza, fingindo fraternidade e muito deprimidas. São muitos os motivos que podem fazer uma pessoa sentir aversão à alegria natalina.
Vamos observar algumas.
Uma das razões frequentes é o afastamento das pessoas queridas, ou seja, a solidão, ou por falecimento ou mudança na rotina da vida da família e amigos, outras vezes por afastamento das pessoas em função do comportamento inadequado da pessoa.
Em todos estes casos nada há a fazer a não ser adaptar-se a uma nova realidade. Os Florais de Bach são ferramentas poderosas para trazer luz às sombras que invadem a alma nestas situações, libertando-a das tristezas e depressões e permitindo uma entrega serena e prazerosa ao egrégora natalino.
Algumas essências dos florais de Bach são de grande valia nestes casos, como:
* Walnut - para adaptação da pessoa a sua nova realidade.
* Mustard - para eliminar os estados depressivos sem um motivo aparente.
* Star of Bethlehem - para eliminar os possíveis traumas ocorridos no passado.
* Wild Rose - para a pessoa se animar e entregar-se às festividades.
* Chicory - para não haver sofrimento quando amigos ou parentes não querem lhe dar atenção como antes.
* Aspen - para aqueles que têm uma apreensão ou medo nesta época sem saber o porque.
* Sweet Chestnut - para aqueles que se sentem arrasados nesta época, em depressão profunda.
* Beech - para aqueles que não aceitam a maneira dos outros comemorarem o Natal.
* Honeysuckle - para os que estão presos ao passado ou pessoas ausentes.
Assim, através da terapia com florais, as virtudes, os potenciais positivos da alma veem à tona, sem efeitos colaterais e a um baixo custo.
Quando vivemos situações que se impõem às nossas forças devemos buscar ajuda e caminhar no sentido de aumentar a nossa auto-estima para nos sintonizar com a força do amor cósmico, acessível na época de Natal através do imenso egrégora do Amor Universal representado por Jesus Cristo.
Serg Rios Alves